sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Poupar dinheiro nas Mudanças

Por quanto ficará a Mudança e o que influencia o preço do orçamento?


Quando começamos a preparar-nos para fazer mudanças de casa, ou empresa, raramente nos preocupamos com os custos associados à mudança a não ser quando finalmente nos lembramos que no que respeita a uma boa parte dos nosso imóveis, nem nós os conseguimos transportar, nem eles se vão mudar sozinhos...

É nesse instante, às vezes mais tarde que cedo, que nos damos conta do planeamento que deveríamos ter tido e que não tivemos.

Também é altura de começar a fazer contas à vida e tentar calcular mentalmente quanto nos custará fazer a mudança dos nossos pertences de um local para outro.

Para que não lhe aconteça ter uma (má) surpresa, ou mesmo para que não esteja desnecessáriamente a aumentar os custos da sua mudança, deixamos aqui alguns lembretes e dicas que certamente lhe serão úteis para poder poupar na mudança de casa:


Garanta um preço fixo para a sua mudança

Existem duas formas de orçamentar mudanças. Pode receber um orçamento descriminado e separado de valor à hora, carro com motorista, por quilómetro e por pessoa/hora utilizada, ou orçamento de mudanças por valor fixo de serviço.

Apesar de um valor à hora / por quilómetro poder ser psicologicamente mais barato, no fim das contas, pode tornar-se (bem) mais caro.

Exemplo: 

Imagine que tem uma casa para transportar e que as mudanças poderão ser feitas em aproximadamente 6 horas, mudando de uma região para outra, a uma distância de 35 km. Na mudança seriam precisos 1 camião com 1 motorista + 2 ajudantes (exclui necessidade de material de embalamento).

Orçamento descriminado
Custos com Pessoal: 8 horas x 2 ajudantes x 20€ por hora = 320€
Custos com Camião de Mudanças: 8 horas x 35€ por hora = 280€
Custos com quilómetros: 0,25€ por quilómetro x 35 km = 8,75€
Total = 608,75€

Orçamento de valor fixo
Poderá ficar entre os 450€ e os 575€ dependendo da época do ano, do mês e da semana em que é feita.

CONSELHO DE PROFISSIONAL: 
Desde que bem negociado, o orçamento de valor fixo para mudanças é quase sempre uma melhor escolha. À partida e olhando para os diversos itens do orçamento descriminado, existem sempre duas formas que ocorrem de baixar o orçamento: a primeira é por diminuir o número de ajudantes, a outra é por tentar que a mudança seja feita no menor tempo possível.

Cuidado com este raciocínio:
Uma mudança feita com menos ajudantes implica mais tempo para a fazer, porque serão necessárias algumas pausas ou pelo menos o serviço será feita de forma mais lenta. Especialmente no caso de transporte de bens pesados (móveis grandes / caixas com bastante peso) ou bens frágeis (vidros, porcelanas, cristais ou obras de arte) é imperioso que a equipa e o tempo disponível para a mudança sejam os suficientes.


Fuja dos períodos mais ativos para mudanças

Os períodos mais activos para mudanças são o final do ano, o Verão, os finais e inícios de mês e finalmente os fins-de-semana.

É comum que com a capacidade limitada das transportadoras de mudanças, os preços subam em datas de maior procura.

Assim a melhor escolha para ter um preço mais em conta na sua mudança doméstica ou empresarial, será em dias de semana, de preferência a meio do mês e tentando evitar a época de início do ano e do Verão. Estimamos que uma preferência destas lhe possa poupar até 20% do preço habitual de uma mudança.
Obs. Ressalvamos que algumas empresas com contratos específicos de transporte com grandes superfícies, ou então pela sua especificidade, não estão sujeitas a flutuações no volume de trabalho, logo estão menos propensas a negociar preço.


Não transporte lixo ao mudar de casa

Este conselho é especialmente útil em mudanças de habitações de casas antigas. Recordar é viver e todos nós gostamos de guardar recordações em casa. Ainda assim, algumas dessas recordações com o tempo transformam-se em lixo. O mesmo pode acontecer com antigos móveis, livros, discos, etc..
Se for esse o seu caso, avalie bem se deseja incluir isso nos bens a transportar e recorde-se que talvez acabe a pagar mais pelo transporte do que o valor actual desses bens justifica.


Reserve a sua mudança com antecedência

A grande maioria das empresas, as empresas de mudanças não são excepção, gostam que se reserve ou solicite serviços com antecedência e na grande maioria da vezes recompensam essa antecedência com uma atenção nos preços. Isto acontece porque se torna muito mais fácil gerir uma empresa e os seus recursos, quando com 3 ou 4 meses de antecipação, já se consegue perceber a quantidade de serviços de mudanças, carros e ajudantes que teremos necessidade de disponibilizar para determinado período.


Empacote os seus bens ao mudar

É verdade que uma caixa de papelão ou um rolo de película aderente não custa assim tanto, mesmo quando é disponibilizado pela empresa que lhe vai tratar da sua mudança.
Mas para quê pagar 7,5€ por uma caixa à empresa de mudanças, quando uma caixa idêntica custa 4€ no AKI, ou pagar 8€ por um rolo de película, quando um rolo idêntico custa 5€ na Staples?
Além de que ainda estar à espera que a empresa lhe vá empacotar e embalar os bens, demora mais tempo e se for o caso de estar a pagar à hora, vai ficar-lhe mais caro.


Guarde a factura da mudança para deduzir no IRS

Pois é! Para o IRS de 2016 as facturas de mudanças podem ser contabilizadas. Apesar de não sermos um site de mudanças, deixamos-lhe a transcrição do que encontramos a esse respeito:

“Despesas gerais familiares: Aqui cabem todas as despesas de uma família, como por exemplo: vestuário, calçado, compras de supermercado, combustíveis, água, luz, gás, reparações em casa, etc. São aceites 35% destas despesas até a um limite de 250 euros por sujeito passivo (500 euros por casal)”

Pode incluir nas despesas gerais familiares as facturas de mudanças, e com isso poupar algum dinheiro!

PRONTO! Foram estas algumas das nossa sugestões mas de certeza que encontrará mais, basta pesquisar na net.

Caso necessite de ajuda com a sua mudança, já sabe, visite a nossa página de contactos e fale conosco!

Camião de mudanças cheio
Uff...Já não falta tudo!


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